segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Eu, segundo outros

Olá! Resolvi criar este post para as pessoas que - sabe Deus por quê - gostariam de me conhecer melhor. Como umbandista e africanista, começo mostrando as características dos orixás que me regem. Passando para o meu signo, meu ascendente e, então, meu signo chinês. Finalizando com a condição que talvez mais me defina: o DDA ou DIA (Desordem de Instabilidade de Atenção). E eras isso!


Oxum


Características Positivas: seus filhos são pensativos, elegantes, charmosos, atenciosos, trabalhadores, espertos e têm um quê doce no olhar. São vaidosos, afetivos e carismáticos. Como profissionais, as pessoas regidas por Oxum são sensatas e dedicadas. Amam com sinceridade e dedicação. Conhecem o feitiço e fazem bom uso dele. Quando fixam um objetivo não medem sacrifício para conseguir atingir sua meta.

Características Negativas: chantagistas, choram para ter a piedade dos outros, dramáticos, são matreiros, debochados, possessivos, exigentes, ciumentos, autoritários. Gostam de palpitar sobre os problemas alheios, adoram criticar.


Bará

Características Positivas: São comerciantes hábeis e espertos, profissionalmente sempre chegam ao seu objetivo, mesmo que para isto tenham que se empenhar de corpo e alma para conseguirem seus intentos. Fortes, capazes, românticos, alegres, participativos, francos, espertos, inquietos, saudáveis, sinceros, astutos, atentos, rápidos, despachados e sagazes.

Características Negativas: Severos e exigentes ao extremo, caprichosos, extremamente vaidosos e ambiciosos. Brigões, debochados, brincalhões, sempre esperam uma recompensa por aquilo que fizeram.Têm caráter dúbio, sendo gentil e maldoso ao mesmo tempo.

Os filhos de Bará possuem um caráter ambivalente, ora são pessoas inteligentes e compreensivas com os problemas dos outros, ora são bravas, intrigantes e ficam muito contrariadas. As pessoas de Bará não têm paradeiro, gostam de viagens, de andar na rua, de passear, de jogos e bebidas. Quase sempre estão envolvidas em intrigas e confusões. Guardam rancor com facilidade e não aceitam ser vencidas. Por isso para ter-se um amigo ou filho de Exú é preciso que se tenha muito jeito e compreensão ao tratar-se com ele.


Iansã

Características Positivas: Pessoas prestativas e trabalhadeiras, comunicativas, sensíveis e reservadas, ao mesmo tempo falantes e amigas. Perseverantes, otimistas, despachadas, categóricas, sabem o que querem. São dotadas de muita imaginação, decisões rápidas e audaciosas. Charmosas e atraentes.

Características Negativas: São vingativas, difíceis de perdoar e se aborrecem facilmente. Chantagistas, mentirosas e gostam de intrigas. Extremamente agitadas e confusas. Atrás da meiguice se esconde um forte veneno.


Xangô

Características Positivas: personalidade forte, fala segura, atraentes, falantes, de gargalhada farta. Amantes fervorosos e insaciáveis, alegres, mas de grande responsabilidade e astúcia. Os filhos de Xangô Aganjú são grandes articuladores, fadados ao sucesso. Não são de muito movimento, mas chamam muita atenção pela sua vaidade.
Características Negativas: Exigentes, são vingativos e não perdoam uma falha. Acham que só eles mesmos são capazes de realizar algo. Impiedosos, tem o prazer de fazer sofrer. Por falar demais não sabem guardar segredos.


Áries

O homem de Áries se impacienta com o progresso vagaroso, é ousado e confiante, está sempre à frente dos outros, e às vezes à frente de si mesmo. Ele pode ser o protótipo da generosidade, mas também pode ser intolerante, obstinado, exigente e egoísta, quando seus desejos demoram a ser atendidos, ou quando é obrigado a se ombrear com gente negativa. É um rebelde por natureza. Adora desafiar a autoridade e acha que nasceu mais sabido do que qualquer outro. Devido à sua necessidade de dirigir e à sua recusa em obedecer, os que se acham em posições mais poderosas lhe darão freqüentes lições de humildade; e pode ser que tenha que mudar várias vezes de emprego até conseguir ser seu próprio chefe. O homem de Áries se entrega por inteiro ao interesse do momento, sendo um amante muito romântico mas, se as namoradas negligenciam o romantismo, ficam desgostosos, zangados e partem em busca de uma outra princesa como a que ele conheceu nos contos de fadas. Para conviver com ele, é preciso amar o que ele ama, e odiar o que ele odeia, sem meio termo

O signo de Áries representa a ação, a impulsividade, a objetividade, a conquista, a coragem e o pioneirismo. Os arianos são audaciosos, autoconfiantes, dinâmicos, independentes, combativos e conquistadores.

Negativamente podem ser autoritários, egoístas, impacientes, indisciplinados, grosseiros, agressivos, imprevisíveis e coléricos.

Os arianos são diretos e competitivos, não usam subterfúgios e não fazem rodeios. Com um temperamento forte perseguem seus próprios interesses com entusiasmo e buscam sempre novos desafios. São empreendedores, militantes, rápidos e dinâmicos. Gostam de seguir seu próprio caminho e se irritam quando são interrompidos ou questionados. Às vezes, um pouco infantis podem ocultar um profundo sentimento de inadequação por trás da aparente autoconfiança.

Os arianos precisam de liberdade para agir e tomar decisões. Têm uma certa dificuldade para trabalhar e atuar em horários rígidos. São bons líderes e buscam a máxima eficiência, mas devido à impaciência e impulsividade podem não terminar o que começaram. A riqueza nunca é seu principal objetivo, desejam primeiramente serem bem sucedidos, alcançando fama e reconhecimento.

Afetivamente os arianos são conquistadores e calorosos, mas podem ser insensíveis às necessidades dos outros. Apaixonam-se intensamente, mas têm dificuldade para manter a relação. Às vezes, o sexo é mais importante do que o afeto. Os arianos gostam de conquistas e desafios, e isto será necessário para que a relação seja duradoura.



Aquário

O Ascendente Aquário é idealista, original, inventivo e independente, o que o faz repelir a ordem estabelecida das coisas e ser um rebelde por natureza. O mundo para ele é uma grande “tribo”, onde deve existir igualdade para todos e por isto ele advoga em prol das causas coletivas. Divertido, prefere ser amado do que admirado. Futurista, está sempre atrás de novas tendências. É através dos grupos que ele alimenta a sua individualidade e identidade. Sua maior busca deve ser o respeito pela individualidade de cada um como ser único e exclusivo, mesmo que isto signifique aceitar emoções, para ele consideradas irracionais.

Indica que você distribuirá a essência do seu pensamento avançado através dos tempos, plasmando povos, conceitos e revolucionando o presente com um passo para o futuro. A personalidade é difícil de ser definida de pronto, porque a originalidade faz tanto parte de seu caráter, que há grandes diferenças em cada um deles. Não gostará de ser igual a ninguém. É uma forma de individualismo, ligado à necessidade de independência e liberdade. Será uma pessoa expressiva, interessante, atraente e ao mesmo tempo indiferente e indolente. Seu estilo de vida será típico, terá sempre algo de incomum. Criará seu modo de viver, de se expressar, livre dos preconceitos sociais. Será um líder de gerações e irá preocupar-se com as condições fundamentais de sua época. Seguirá sempre as novas linhas de pensamento, mas sem se desligar dos princípios. Pode perder o controle quando a sua liberdade de expressão é bloqueada e desafiada. Suas iras passarão rapidamente e não costuma guardar rancor. Bastante corajoso, possuirá o dom de tornar realidade seus sonhos. Visionário, sempre sabe o que vai acontecer amanhã e gostará de agir enquanto os outros estão parados. Cativará pela amabilidade e estará sempre pronto a ajudar, a atender a quem o procura. O que não tolera é o excesso de curiosidade sobre sua vida particular, seja lá quem for. Possuirá maneiras encantadoras em hora imprevisível.


Personalidade do Macaco (1992)

São dotados de um grande sentido de humor, são inteligentes e astutos. São intelectualmente aguçados, completamente inventivos e rápidos a agarrar oportunidades.

O macaco é o signo do inventor, do improvisador, e do motivador no Zodíaco chinês; um charlatão capaz de lhe extrair tudo com o seu encanto inimitável. Sendo o gênio malandro do ciclo, é inteligente, flexível e inovador. O macaco pode resolver problemas complicados com facilidade e será um aprendiz muito rápido. Pode dominar qualquer coisa sob o sol e tem geralmente a aptidão para ser um linguista muito bom. Uma pessoa nascida durante este ano será bem sucedida no que quer que escolha fazer. Nenhum desafio será demasiado grande para ele.

Com a sua versatilidade inata, o nativo do Macaco pode ser um ator, um escritor, um diplomata, um advogado, um bom desportista, professor, etc. É um caráter imensamente sociável que pode mostrar o lado bom de todos.


DDA

As principais características desta condição são dadas por uma série de sintomas, conhecidos como trio de base alterada. Que são: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Vamos a eles.

Atenção
Mostra dificuldade em atividades que exijam uma atenção prolongada, tal como nas tarefas ou nos jogos;

Mostra dificuldade em manter a atenção com a fala das outras pessoas, parece não escutar o que lhe falam;
A pessoa é pouco persistente, não completa tarefa, não obedece às instruções passo a passo e não completa deveres, ou tarefas no trabalho, por impaciência ou falta de persistência;
Apresenta um estilo de vida desorganizado, tem dificuldade em ser organizado em trabalhos ou outras atividades, em controlar o talão de cheques, contas, etc;
Costumeiramente perde objetos ou pertences, como chaves, canetas, óculos, etc;
Qualquer estímulo desvia sua atenção do que está fazendo, evita e se mostra relutante a envolver-se em tarefas que exigem um esforço mental prolongado, tais como deveres escolares ou trabalhos de casa;
Muda freqüentemente de uma atividade para outra, quase sempre sem completar a anterior
Vive freqüentemente atrasado;
Sofre a ocorrência de "brancos" durante uma leitura, conversa ou conferência.
 
Hiperatividade
 
Apresenta uma sensação subjetiva constante de inquietação ou ansiedade, com dificuldade em brincar ou praticar qualquer atividade de lazer sossegadamente;

Busca freqüentemente situações estimulantes, muitas vezes que implicam risco, podendo correr ou subir em locais inadequados.
Costuma fazer diversas coisas ao mesmo tempo, como, por exemplo, ler vários livros;
Está sempre mexendo com os pés ou as mãos ou se revira na cadeira;
Fala quase sem parar, e tem tendência a monopolizar as conversas;
Mostra necessidade de estar sempre ocupado com alguma coisa, com freqüência está preocupado com algum problema seu ou de outra pessoa, freqüentemente está muito ocupado ou freqüentemente age como se estivesse "elétrico";
Não permanece sentado por muito tempo, levanta-se da cadeira na sala de aula ou em outras situações nas quais o esperado é que ficasse sentado;

Impulsividade

A pessoa responde antes de ouvir a pergunta toda;
Age por impulso em relação a compras, decisões em assuntos importantes, em rompimento de relacionamentos, e por vezes se arrepende logo depois;
Apresenta reações em curto-circuito, com rápidas e passageiras explosões de raiva, tipo "pavio curto";
Dirige perigosamente;
É de uma espontaneidade excessiva, chegando às raias da falta de tato e de cerimônia.
É hiper-sensível à provocação, crítica ou rejeição;
É impaciente e tem grande dificuldade de esperar;
Mostra baixa tolerância à frustração;
Não consegue se conter, reagindo mesmo quando a situação não o atinge diretamente ou quando sua reação pode prejudicá-lo;
Sofre oscilações bruscas e repentinas do humor, quase sempre de curta duração;
Tem tendência a explosões histéricas;
Tem um mau humor fácil;
 
Consequências
 
Adiamento crônico de qualquer tarefa ou compromisso, ou seja, dificuldade de dar a partida;
Alcoolismo e abuso de drogas;
Baixa auto-estima e um sentimento crônico de incapacidade e pessimismo;
Demora tempo excessivo na execução de algum trabalho, devido em parte ao sentimento de insuficiência.
Depressões freqüentes;
Difícil sociabilidade, dificuldade em manter os relacionamentos duradouros;
Mau desempenho profissional, apesar de bom potencial;
Tendência a culpar as outras pessoas;
 
E este sou eu. A quem se deu o trabalho de ler tudo, agradeço profundamente e espero que tenha mudado sua visão sobre mim!! =P

Nenhum comentário: