quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Banda Sinyka

Estreiando uma nova série de matérias sobre grupos, bandas, músicos desconhecidos, ou pouco, no cenário nacional. Quero começar com chave de ouro, então... com vocês: Sínyka! (@bandasinyka)

“A banda iniciou-se em 2008, com a proposta de criar um repertório dinâmico e atrativo, misturando a musicalidade de cada integrante para chegar a um som diversificado e contagiante. Entre as influências estão: Jimi Hendrix, Elvis Presley, The Beatles, Santana, Guns n’Roses, U2, Dire Straits, Eric Clapton, Queen, Metallica e outros.”


Estas são palavras da própria banda, retiradas do site http://www.sinyka.com/

A banda Sinyka, antes conhecida como Sinais, conta com a voz rouca e intensa do tenor Rafael para dar um ar sério às músicas, cujo tema principal é o amor, em suas variadas formas.

Porém, se engana quem pensa que esta é mais uma banda que fala sobre sentimentos comuns ao rock nacional. Sinyka vai além, mostrando facetas antes esporádicas do cenário musical, quando fala em não desistir do que se quer, em mudar de vida e lutar pelos sonhos – na música Antes que seja tarde http://www.youtube.com/watch?v=j3h8cdLKzqA

A banda consegue falar a todos os jovens que em algum momento pensam nas coisas que são cantadas em suas músicas. Este é o grande diferencial da Sinyka: falar de amor, sem ser piegas e apelativa; dizer coisas que todos sentimos de um jeito totalmente novo. Tudo isso misturado ao som pesado e aos solos incríveis de guitarra conferem à banda Sinyka um valor musical diferenciado – o que era a idéia desde o início.

Outro ponto importante é a música Alguém, que ilustra bem o “falar de amor sem falar de amor” http://www.youtube.com/watch?v=07S6ZYVuV_s


Fazem cover de: RPM, Raul, Calling, Creedence, Rappa, Bom Jovi, Engenheiros, Deep Purple, Capital, Cazuza, Barão Vermelho, Ls Jack, Jota Quest, Ramones, Kiss, Jovem Guarda, Lenny Kravitz...

Integrantes: Denatello – começou a estudar música quando ganhou seu primeiro violão aos 15 anos e tempos depois passou aos estudos de guitarra, formando com seu irmão sua primeira banda, e assim seguindo com outras logo após. Ingressou na escola Solar de artes, onde conheceu Welton e acabou ingressando na banda Sinais.

Welton – é formado em violão pelo conservatório dramático e musical de Tatuí, e atualmente está cursando licenciatura plena em música com habilitação em guitarra jazz/MPB pela Unincor, e também o curso de violão e arranjo com o maestro Pedro Cameron, em Rio Claro. Também é professor de música na escola Solar das Artes em Rio Claro – SP.

Thiago – teve sua iniciação musical nas igrejas da baixada santista, onde teve grande aprendizado em ritmos, improvisação e feeling. Anos depois, se mudou para o interior e iniciou os estudos com Ricardo FInazzi (bacharel em música popular pela Unicamp com especialização em baixo elétrico e professor da EMT de Campinas), com o qual faz aulas particulares até hoje. Já teve experiências com bandas de pop/rock e trabalhou como freelancer de sertanejo e pagode. Hoje, além de baixista da banda Sinyka, Thiago leciona aulas de contra-baixo e violão na Cia musical Clave de sol em Rio Claro.

Pedrim – começou a estudar bateria com 12 anos e já se destacava entre os outros bateristas da sua idade. Apesar de jovem, gravou em estúdio para várias bandas de Rio Claro. Tem como professores Davi Pereira, formado em percussão pelo Souza Lima, e Tiago Aaron, vencedor de vários concursos de bateria pelo Brasil. Pedrim vem ganhando experiência tocando em audições e apresentações em grupo ou solo. Participou de várias bandas e atualmente é baterista da Sinyka.

Rafael – começou a se destacar como cantor desde muito cedo. Quando ainda era criança, já animava as confraternizações de seus amigos e família com sua voz rouca e encorpada. Desde cedo, fez aulas de canto e violão com vários professores nas cidade de Rio Claro e Piracicaba. E até hoje vem se aperfeiçoando com o professor Paulo Matos na Escola de música Solar das Artes em Rio Claro – SP.

Um comentário:

Celedônio disse...

Olá Parceiro,

Sou dono do Blog O Fichario, nós somos parceiros. Gostaria de avisar que temos banner novo no nosso blog.

Se quiser passa lá e pega o novo! xD'

Abraço! ^^