domingo, 3 de agosto de 2008

Informações


Depressão e pessoas deprimidas

Depressão? Tristeza? Melancolia?

A depressão é uma doença neuropsicológica caracterizada pelos distúrbios de humor.
A pessoa que sofre de depressão sente como se fosse um fado pesado para si e para os outros. Por isso se isola, tem problemas com as relações interpessoais, entre ela e outros, e, talvez mais, com a relação intrapessoal, com ela mesma.
A pessoa depressiva sente como se nunca mais pudesse ficar feliz outra vez. E não vê cura, não acha que alguém possa ajudá-la, um grande erro. Mas quem sofre desta doença, não vê explicação, e começa a imaginar porquês de ela estar desse jeito.
A depressão não é uma doença instantânea. Ela vem de inúmeros fatores, pequenos às vezes, que juntos deixam um indivíduo extremamente melancólico, triste, sem paixão pela vida. Alguns exemplos: - Uma pessoa repete de ano, aproveita as férias, termina uma relação amorosa, assiste a inúmeras brigas dentro da sua casa, não encontra amigos que o ajudem com os conflitos internos pessoais. Eventualmente, esta pessoa se sentirá sozinha no mundo e tentará pedir ajuda às pessoas mais próximas de si, muitas vezes encontrando amigos que não sabem como tratar um depressivo, que lhe dizem para parar de "frescura" e que depressão é uma fraqueza; se não quisesse estar assim, não estaria, porque isso é coisa da sua cabeça... Enfim.
A pior coisa que se pode fazer com um depressivo é mandar ele reagir, comprovadamente isso mais faz mal do que bem. Isso faz a pessoa depressiva pensar que os amigos são burros, "oras, e você acha que eu não tentei superar...?!". E é uma realidade. Se uma pessoa com transtorno depressivo maior pede ajuda é porque ela mesma já tentou inúmeras vezes se ajudar, e não teve resultados, obviamente.
Namorar é um problema sério. Os depressivo pensam que são um saco pesado e não desejam que outra pessoa tenha que carregá-lo. A baixa auto-estima também se apresenta aí.
Parece, aos olhos de um depressivo, que a vida não tem sentido. Por vezes o suicídio é a única saída para essa dor. Não que queiram tirar sua vida, mas por quererem aliviar o sofrimento.
A depressão deixa as pessoas cegas, não encontram saídas nem respostas para seus problemas. Estão incapazes de ver que podem ser felizes de novo.
Também é caracterizada pelo distúrbio de sono, viram crianças. Trocam o dia pela noite, tendo dificuldade em dormir à noite, e cansaço durante o dia.
Distúrbios alimentares também são freqüentes, podendo ser a falta de fome, deixando o indivíduo magro e sem vida, ou excesso, pessoas que ganham até dez quilos em menos de uma semana.
O indivíduo com depressão não sente prazer nas coisas que antes eram maravilhosas a ele. Esportes, leitura, música, arte, conversas, baladas, tudo perde a graça. A única coisa que o "agrada" é ficar sozinho, no quarto, deitado. Chorando, muitas vezes.
A bipolaridade também é um sintoma da depressão. No mesmo dia a pessoa com esta doença pode demonstrar muitos humores diferentes, em questão de acordar sorrindo e servir-se de café com os olhos molhados.
A melhor coisa a fazer para ajudar um depressivo é oferecer ajuda, psicologia infantil: NÃO PRESSIONE!!! Oferecer ajuda e aguardar a pessoa vir até você.
Ouvir. Não falar muito, ouvir. Apenas isso.
Tentar ser o mais cuidadoso com as palavras o possível. Lembrando que eles estão perturbados e muito sensíveis.
Não colocar os seus pontos de vista em pauta. Evitar discussões ao máximo.
Coisas bobas para você podem levar o depressivo ao suicídio.
Uma simples frase dita em tom de brincadeira, como "Deixa de inventar coisinhas..." pode levar uma pessoa que estava se curando de volta ao fundo do posso.
Pensei nisso!

Fonte: Experiências pessoais.

Nenhum comentário: